domingo, 16 de março de 2014

AS "CORES" DOS ELÉTRONS 3d

(Lembra-se da nossa aula sobre transição dos elétrons entre as camadas? Veja só essa postagem, disponível em: https://www.facebook.com/QualitativaInorgUfrj )

A DANÇA DAS CORES NA QUÍMICA XXIV

AS "CORES" DOS ELÉTRONS 3d




(Curioso(a)? Se quiser entender mais, escolha mais de um 

íon entre os citados e faça as distribuições de Linus Pauling.)
Foto: A DANÇA DAS CORES NA QUÍMICA XXIV
AS "CORES" DOS ELÉTRONS 3d

A visão é talvez o sentido que mais relaciona o ser humano com o ambiente que o cerca. E a cor é um dos atributos que mais desperta nos jovens o gosto e o interesse para descobrir e compreender os segredos da química. A figura mostra balões volumétricos contendo soluções aquosas dos cloretos de todos os metais da 1a linha de transição da Tabela Periódica (4o período).
Todos esses metais têm configuração 4s2-3dn, onde n vai de 1 a 10. Os dois elétrons do subnível 4s são removidos, junto com 0 ou 1 elétron do subnível 3d.
Da esquerda para a direita:
Sc3+ (incolor, d0); Ti3+ (violeta, d1); V3+ (verde musgo, d2); Cr3+ (azul petróleo, d3); Mn2+ (róseo, d5); Fe2+ (verde oliva, d6); Co2+ (vermelho, d7); Ni2+ (verde, d8); Cu2+ (azul, d9); Zn2+ (incolor, d10). Nas configurações d0 (orbital vazio), d5 (preenchido pela metade) e d10 (totalmente preenchido), o íon é incolor (Sc3+, Zn2+) ou quase (Mn2+).
Vamos em frente, pessoal!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário