sexta-feira, 28 de março de 2014

Dois vídeos para Elementos da Tabela Periódica!

Estes dois vídeos provam que decorar o nome dos elementos químicos é muito fácil, coisa para criança! Quero ver é entendê-la e usá-la quando necessário:




E mais um para comprovar a universalidade da Classificação Periódica dos Elementos:


segunda-feira, 24 de março de 2014

Distribuição Eletrônica e Classificação Periódica

Vídeo que relaciona a distribuição eletrônica dos átomos de elementos químicos  com a sua posição na tabela periódica:


domingo, 16 de março de 2014

AS "CORES" DOS ELÉTRONS 3d

(Lembra-se da nossa aula sobre transição dos elétrons entre as camadas? Veja só essa postagem, disponível em: https://www.facebook.com/QualitativaInorgUfrj )

A DANÇA DAS CORES NA QUÍMICA XXIV

AS "CORES" DOS ELÉTRONS 3d




(Curioso(a)? Se quiser entender mais, escolha mais de um 

íon entre os citados e faça as distribuições de Linus Pauling.)
Foto: A DANÇA DAS CORES NA QUÍMICA XXIV
AS "CORES" DOS ELÉTRONS 3d

A visão é talvez o sentido que mais relaciona o ser humano com o ambiente que o cerca. E a cor é um dos atributos que mais desperta nos jovens o gosto e o interesse para descobrir e compreender os segredos da química. A figura mostra balões volumétricos contendo soluções aquosas dos cloretos de todos os metais da 1a linha de transição da Tabela Periódica (4o período).
Todos esses metais têm configuração 4s2-3dn, onde n vai de 1 a 10. Os dois elétrons do subnível 4s são removidos, junto com 0 ou 1 elétron do subnível 3d.
Da esquerda para a direita:
Sc3+ (incolor, d0); Ti3+ (violeta, d1); V3+ (verde musgo, d2); Cr3+ (azul petróleo, d3); Mn2+ (róseo, d5); Fe2+ (verde oliva, d6); Co2+ (vermelho, d7); Ni2+ (verde, d8); Cu2+ (azul, d9); Zn2+ (incolor, d10). Nas configurações d0 (orbital vazio), d5 (preenchido pela metade) e d10 (totalmente preenchido), o íon é incolor (Sc3+, Zn2+) ou quase (Mn2+).
Vamos em frente, pessoal!!


AVISO: divisão das equipes

Acesse a página do projeto interdisciplinar para visualizar a divisão das equipes!

quinta-feira, 13 de março de 2014

A HISTÓRIA DA ELETRICIDADE

Gostaria muito de discutir esse video com você em aula. Infelizmente, não existe tempo para isso, portanto, posto aqui essa história incrível, que certamente vai enriquecer seus conhecimentos, para que possamos discutí-lo aqui através dos comentários.

Aguardo sua contribuição!


)

quarta-feira, 12 de março de 2014

Raios!!!!

Quando a aula é participativa, muitas interações podem transformá-la! Hoje, na aula sobre o modelo de Bohr as dúvidas de alguns alunos resultaram na abordagem sobre a formação dos raios e relâmpagos. O vídeo apresentado (pesquisado no momento da aula!) foi:



)

Luz Visível - Espectro Eletromagnético

Vídeo sobre: Luz Visível - Espectro Eletromagnético
(Ative as legendas em português)





E a seguir uma aula sobre o espectro eletromagnético:




)

terça-feira, 4 de março de 2014

Novo Elemento | Confirmado novo elemento químico de 115 prótons.

Como estamos começando a abordagem sobre os elementos químicos e a sua organização na Tabela Periodica, esta notícia pode ser muito útil para enterdemos a importância desse estudo:


Novo Elemento | Confirmado novo elemento químico de 115 prótons

Novo Elemento Químico Descoberto com 115 Prótons no núcleoPesquisadores da Universidade de Lund, na Suécia criaram o novo elemento bombardeando uma fina película de amerício (Am) com íons de cálcio (Ca), o elemento recém-formado novo elemento desapareceu rapidamente em um flash de radiação. O experimento foi feito no acelerador de partículas do centro de pesquisas GSI, do governo alemão.
O flash, ou “impressão digital”, confirmou a existência de um elemento com 115 prótons em seu centro. Isso daria a ele o número atômico 115 na tabela periódica, a lista de todos os elementos conhecidos pela humanidade.
Os Suecos foi o segundo grupo de cientistas para criar o elemento. Um grupo de cientistas russos juntos criaram o mesmo tipo de átomo, em 2004. Mas o novo experimento ratificou o seu trabalho e confirmou a existência do número 115.
Ainda assim, isso não significa que você vai ver o elemento 115 na próxima tabela periódica que for publicada. A descoberta ainda tem que ser aprovada por um comitê composto por membros da União Internacional de Química Pura e Aplicada e da União Internacional de Física Pura e Aplicada. Este grupo de trabalho irá determinar se as provas existentes são suficientes para justificar a adição do elemento para a tabela, ou se é necessário mais provas.
A última modificação na tabela periódica para adição de um novo elemento ocorreu em 2011, quando o comitê internacional incluiu dois elementos químicos: os números atômicos 114 e 116 foram nomeados como Fleróvio e Livermório, respectivamente.

Novo elemento químico super-pesado

Quanto mais prótons um átomo tem, maior o seu número na tabela periódica e seu peso. E com 115 prótons, este novo elemento ganha o apelido de “elemento super-pesado.” Para efeitos de comparação, um átomo de chumbo apenas tem 82. Ouro tem apenas 79. Mas você não vai encontrar um pedaço do elemento 115 espalhados em qualquer lugar. O elemento de número mais elevado na tabela periódica que existe na natureza é o urânio, que tem 92 prótons em seu núcleo. No entanto, quantidades vestigiais de plutônio e de neptúnio foram encontradas naturalmente.
“Todos os elementos com número de prótons maiores foram criados artificialmente em reações nucleares”, diz o Centro Helmholtz para Pesquisa de Íons Pesados​​, na Alemanha, onde os cientistas suecos fizeram elemento 115. Ou seja mais de duas dúzias de todos os elementos conhecidos foram criados artificialmente.
Por que criar elementos que desaparecem num piscar de olhos? Os cientistas esperam um dia para fazer um mais duradouro, criando assim um novo elemento. Os cientistas suecos não têm nomearam o elemento 115 ainda. Até que isso ocorro, eles tem um nome provisório: “Ununpentium” Isso pode ser mais difícil de memorizar do que “elemento 115″, mas é um termo científico feito de latim e grego que significa, basicamente, 1-1-5.


Leia mais em: http://cienciasetecnologia.com/novo-elemento-quimico-115/#ixzz2v1kE0lNg